Se não consegue visualizar esta newsletter correctamente, clique aqui.
Sistema4
Este ano festejamos um belo 31 e decidimos dar palco a pessoas e projetos que, na nossa perspetiva, muito contribuem para o título: Leiria - Cidade Criativa da música.
Orfeão de Leiria
icone1
Orfeão de Leiria

Um papel preponderante na exposição
musical e cultural de Leiria

As raízes do Orfeão de Leiria transportam-nos até ao Jardim Luís de Camões, onde, em pleno Estado Novo, um grupo de jovens decidiu dar corpo a um novo grupo coral.
Fundado em 1946, é um facto que o Coro Orfeão de Leiria teve, desde sempre, um papel preponderante na exposição musical e cultural de Leiria, tendo atingido, nos anos cinquenta, uma tal plenitude artística que o individualizou no contexto nacional e internacional.
Em 1988, o Coro Orfeão de Leiria alcançava a profissionalização por inteiro da direção coral, consagrando-se como um dos melhores agrupamentos corais nacionais e com um invejável currículo europeu e mundial, com digressões por Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Dinamarca, Países Baixos, Suíça, Itália, Chéquia, Áustria, Luxemburgo, Hungria, Eslovénia, Eslováquia, Polónia e Brasil.

O pioneirismo tão característico do Orfeão de Leiria levou ao alargamento das atividades internas e, ao Coro juntou-se o Ensino em Música e Dança, Cursos Livres, Estágios, Masterclasses e Workshops e tantas outras práticas se incluem no quotidiano do Orfeão de Leiria. Hoje, esta instituição, que é também Conservatório Sénior, é uma das maiores escolas de música do país, com mais de duas dezenas de disciplinas com paralelismo pedagógico e uma imensidão de projetos inovadores.
Foi no seio e da herança do Orfeão de Leiria que nasceram uma multiplicidade de agrupamentos artísticos, projetos e festivais, como o Coro de Câmara de Leiria, a Orquestra de Sopros de Leiria, a Orquestra Sinfónica de Leiria, a Big Band, o Estágio Internacional de Orquestra, o Festival Internacional de Guitarra de Leiria, o projeto Zero|Cinco, a tertúlia musical Café das Quintas, os Concertos para Bebés e Crianças, o Festival Música em Leiria ou os diversos protocolos de colaboração mútua com Jardins de Infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico e ensino secundário e com estabelecimentos de ensino superior.

Não restam dúvidas de que o legado artístico do Orfeão de Leiria é imenso e, por isso, no mês em que comemora o seu 77.º aniversário, abrimos-lhe as cortinas do nosso palco, que tanto merece.

Sabe mais sobre o Orfeão de Leiria em https://www.orfeaodeleiria.com/.

calendario
Para receberes um exemplar do nosso calendário de homenagem a pessoas e projetos que, na nossa perspetiva, muito contribuem para o título: Leiria - Cidade Criativa da música, envia um email para sistema4@sistema4.pt.
www.sistema4.pt | 244 848 360 | Praceta Joaquim Dias Ramada, 33 | 2410-115 Leiria
RS
s4 Linkedin Facebook Instagram Youtube Behance