Se não consegue visualizar esta newsletter correctamente, clique aqui.

 
 

Sistema4

25 Anos Sistema4
            JANEIRO'17 . NÚMERO 94 RS sistema4
sombra
“A criatividade
sem resultados
é nada.”
Pedro Oliveira
  Pedro Santos de Oliveira - Dir. Criativo da Sistema4
 
 
 
 

O que representa o logotipo comemorativo dos vossos 25 anos?
Na verdade, a forma em si, representa muito pouco para além do número 25. O conceito principal vem do processo de iluminação com neon, na prática cada vez menos usado, mas na minha opinião, continua um ícone da força da publicidade e da comunicação visual. Depois, por cúmulo, neon também deriva do grego antigo e significa novo, tal como o sonho que nos guia em cada dia, em cada projecto.

 

O que é que, desde 1992, nunca mudou nem pretende que mude, na sistema4?
O sonho e o desejo de criar um projecto que deixe uma marca positiva na sociedade e que consiga atravessar várias gerações. Ainda, a crença de que, com ética, humildade, empenho e trabalho, o sucesso vai ficando sempre mais perto.

 

Os 25 anos representam o início ou o fim de um ciclo?
Espero que nem uma coisa, nem outra. Na verdade, é apenas um marco importante numa caminhada que sei quando começou e não quero saber quando terminará.
Até hoje, se houve um marco que assinalou o fim de um ciclo e o início de outro, foi a mudança da Batalha para Leiria, em 2001.

 

De que é que guarda saudades, em 25 anos de sistema4?
Por incrível que pareça, do analógico. Os primeiros anos fizeram-se com o Mac como auxiliar e não como equipamento central do dia a dia. A habilidade manual e a técnica individual acrescentavam a qualquer trabalho um cunho pessoal muito mais vincado, e isso era saboroso. Já aí, a criatividade era um factor determinante, mas depois, tornar as ideias apresentáveis, era um processo, de uma perspectiva mais romântica, muito mais intenso, divertido e, de certa forma, mais artístico.

 

E de que é que, definitivamente, não tem saudades?
Sem dúvida, dos três momentos que motivaram a saída dos três sócios que comigo fundaram a empresa, em 1994, 1998 e 2002.

 

Se tivesse que escolher um momento para representar os 25 anos da sistema4, qual seria?
Parece-me impossível eleger esse momento. Contudo, destaco não um momento, mas uma particularidade interessante que me enche de orgulho: a quantidade de ex-colaboradores que integram, integraram ou fundaram outros projectos do sector, na região, como por exemplo a Zook, a Artma, o Elemento Activo, a New Design, a Maestra ou a Mago.

 

A sistema4 é sinónimo de organização ou criatividade?
Aqui, é a organização que permite a existência de espaço e tempo para criar. Considero que o caos até pode ser propício a um certo caminho criativo, mas seguramente que não será sustentável ou rentável. A criatividade sem resultados é nada.

 

É possível dissociar a sistema4 do Pedro Oliveira?
Não e sim.
Objectivamente não, porque estou cá desde o primeiro momento, e têm sido muito poucos os dias, os clientes e os projectos em que não deixei, de uma forma ou de outra, a minha marca.
Sim, porque desde há muitos anos que a sistema4 é uma equipa, que tem alguns líderes de processos autónomos e diligentes, tem um núcleo duro coeso e à prova de bala e que gere, desenvolve e consolida muitos projectos de sucesso.

 

Qual a marca que mais gostaria de trabalhar e porquê?
A cidade de Leiria. Porque é uma marca, de certa forma, nova. Porque a cada dia acrescenta valor ao seu património, porque é a minha cidade, porque tem desafios importantes pela frente, porque é multifacetada, porque é dinâmica, porque tem boa onda e boas gentes, tem projectos giros e é muito rica nas diferentes vertentes da sociedade, seja profissional, académica ou cultural.

 

Um desejo para o futuro.
Que o meu corpo continue a transportar, em boa forma, a minha cabeça, para onde ela entender que pode e quer ir, e que a minha cabeça continue a ter uma boa noção do corpo onde anda montada.
O resto, não se deseja, faz-se.

 
 

sistema4@sistema4.pt T 244 848 360 |  Praceta Joaquim Dias Ramadas,33 | 2410-115 Leiria - Portugal

 
FB