Carlos Matos Leiria

Este ano festejamos um belo 31 e decidimos dar palco a pessoas e projetos que, na nossa perspetiva, muito contribuem para o título: Leiria - Cidade Criativa da música.
Sabemos que outros nomes e caras mereciam estar aqui, mas o ano só tem doze meses.
O mês de agosto é dedicado ao Carlos Matos.


Carlos Matos

Fundador da FADE IN, DJ, curador, crítico, radialista, músico e melómano.

O Carlos Matos é um nome incontornável da cena musical alternativa de Leiria. O Carlos é música da cabeça aos pés, é música de profissão e de coração. Será difícil enumerar todos os projetos com ligação às artes e, em especial, à música em que o Carlos esteve ou está envolvido. No entanto, conseguimos selecionar alguns que são, para nós, os mais emblemáticos e que fazem do seu mentor um verdadeiro embaixador da música leiriense:

  • Loja Alquimia
    Carlos Matos foi um dos fundadores da Loja Alquimia, em 1994, juntamente com Célia Lopes. Esta loja foi, desde sempre, uma referência para os amantes de música alternativa e o espaço de eleição para adquirir os álbuns que não se encontravam nas lojas de discos da cidade. O espaço também primava por um serviço muito próximo, onde os conselhos do Carlos e da Célia eram sempre muito respeitados. Hoje, a Alquimia pertence apenas à Célia, mas é comum ver o Carlos por lá. Afinal, continua a ser uma casa de referência e há prazeres que o Carlos não dispensa!
  • UNIDADE 304
    A UNIDADE 304 é um programa de rádio semanal com realização, edição e apresentação de Carlos Matos, e teve a sua primeira edição em 1994, na Rádio Clube de Leiria. Depois de vários anos a ser difundido nessa rádio, passou para um formato online, na Rádio Alternativa 21. Hoje, é um podcast de 80 minutos disponibilizado às segundas-feiras na sua página de facebook, no site oficial e no mixcloud.
  • Noites Stormzone
    Entre 1996 e 1998, Leiria ficou marcada pela saudosa Stormzone, casa de todos os que não se reviam na música mainstream. Tratava-se de uma discoteca localizada num dos pavilhões por trás do então hipermercado Continente (hoje LeiriaShopping).
    A Stormzone era uma referência na região, oferecendo concertos das bandas indie, de metal ou punk mais irreverentes e habitualmente afastadas das salas de espetáculos mais comerciais. Os djs residentes eram o Carlos Matos e a Célia Lopes, que passavam os clássicos daquele tempo, ajudando a moldar e a consolidar o gosto musical de uma boa fatia da juventude daquele tempo.
  • DJ
    Enquanto DJ, podemos afirmar, com toda a certeza, que o Carlos Matos é um dos mais conceituados de Leiria, e já perdemos a conta aos locais onde nos apresentou as novidades musicais a que poucos tinham acesso.
    O seu primeiro dj set foi em 1988, num bar chamado Diabrete. Mais tarde, além das já referidas noites na Stormzone, foi o exímio condutor das Unknown Pleasure Nights, noites que aconteciam semanalmente no Beat Club, e que são ocasionalmente revisitadas na Stereogun, onde o Carlos continua a dar-nos música.
  • FADE IN
    A FADE IN é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2000 por um grupo de voluntários presididos pelo Carlos Matos. A FADE IN é responsável pela organização de diversos eventos musicais de qualidade reconhecida, como o Fadeinfestival, o Clap Your Hands Say F3st!, o Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, o Festival Monitor ou o incontornável Festival EXTRAMURALHAS.
  • EXTRAMURALHAS
    Em 2010 nascia o Festival Gótico ENTREMURALHAS, aquele que viria a tornar-se num festival único, não só pela sua envolvente, com concertos a decorrer dentro das muralhas do Castelo de Leiria, como pelo estilo de música e pelo público, longe de serem considerados comuns - afinal, a cultura gótica ainda provocava grande estranheza à maioria das pessoas.
    Depois de 8 edições com o Castelo a abraçar o projeto, o festival desceu à cidade e conquistou o coração dos leirienses. Nesta altura, passou a chamar-se EXTRAMURALHAS, e a cultura irreverente destes amantes de música passou a fazer parte do ADN de Leiria, durante o quente mês de agosto.
    O Carlos é um dos responsáveis por esta pérola negra de Leiria, enquanto presidente da FADE IN, a organizadora deste festival.
toTop