Um filme de animação que ensina a poupar água
Um filme de animação que ensina a poupar água

Fomos desafiados para desenvolver um filme de animação sobre a água, integrado na estratégia de educação ambiental do Município de Fornos de Algodres. Este filme pretende sensibilizar para a importância de adotar comportamentos que promovam a poupança de água, numa altura em que este bem se escasseia, cada vez mais, e em que urge mudar comportamentos.
Aceitámos o desafio, e o resultado é um filme intitulado “Mondeguinho e o Tesouro da Água”, que aborda a temática através de um menino curioso e muito brincalhão, chamado Mondeguinho, de uma Moura Encantada, saída diretamente de uma lenda local, e de algumas peripécias divertidas que prometem fazer pensar no valor deste recurso natural.
Ao longo do filme há ainda tempo para uma breve abordagem às principais atrações naturais, culturais e arquitectónicas do concelho.
O lançamento oficial do filme decorreu em Fornos de Algodres, no dia 1 de outubro, dia em que se comemorou o Dia Nacional da Água, e foi um verdadeiro sucesso.

Da ideia original até ao render final, passando pelo argumento, storyboard, ilustração, animação, edição, locução e sonoplastia, o filme “Mondeguinho e o Tesouro da Água” foi integralmente desenvolvido pela sistema4 e pode ser visualizado no nosso canal do youtube, em https://youtu.be/o-2eHmNv6UU.