O novo website da marca Stec é uma verdadeira inspiração

O novo website da marca Stec é uma verdadeira inspiração
Depois de criarmos a nova identidade da Stec, uma marca de carnes e charcutaria que está a ganhar terreno nas grandes e médias superfícies comerciais, foi a vez de nos virarmos para a sua presença online. A nova imagem da marca está agora mais apelativa, mais atual e mais limpa, com formas e cores simplificadas, uma tipografia orgânica que cria empatia e uma nova assinatura: “É inspiração!”.
Desta nova abordagem, nasceu um novo conceito de website, onde o branco é a cor base e os produtos saltam à vista. Um website salpicado de elementos associados à cozinha, em jeito de inspiração para os chefs lá de casa, com uma linguagem direta, simples e muito friendly, que procura uma maior aproximação ao consumidor final.
Neste website vai poder conhecer toda a gama de produtos Stec, inspirar-se com receitas deliciosas, ficar a par de dicas de saúde e bem estar e, claro, saber tudo sobre a marca, desde a origem da carne à qualidade. Para breve está prevista uma área reservada direcionada ao B2B.
Para a criação deste website, inspirámo-nos nos produtos deliciosos e repletos de tradição, inspirámo-nos nas jantaradas lá em casa, que ganham quando os produtos são bons e inspirámo-nos num cliente que valoriza o rigor e os bons projetos. Inspire-se também em www.raporalstec.pt.


No online, não basta existir, é preciso saber comunicar

No online, não basta existir, é preciso saber comunicar
Existir, enquanto empresa ou negócio, é hoje em dia bem mais fácil do que há uns anos atrás. Ter sucesso, por outro lado, é um assunto bem diferente!

No digital, é recorrente pensar-se que é simples construir uma comunicação online porque, hoje, tudo está ao alcance de todos, e apenas à distância de um clique. Há templates acessíveis, blogues e sites com dicas, cursos online e inúmeras ferramentas que mascaram a realidade. Esta “falsa” facilidade leva muitas empresas/negócios a cair na tentação de agir sem delinear uma estratégia, sem definir objetivos, sem pensar no público alvo e sem saber ao certo o que se pretende alcançar.
Se é verdade que é fundamental para uma empresa ter um website, tão certo quanto isso é que esse website tem de comunicar, tem de falar com o público e responder ao que ele procura e necessita.

Não existem fórmulas mágicas para o sucesso de uma comunicação online, o sucesso depende de variados fatores. Por vezes, podemos estar a falar de uma linha reta, outras, de um caminho com bastantes curvas em que os ajustes são constantes. Mas seja qual for a situação, só saberemos se temos sucesso se soubermos onde fica o nosso destino.

O projeto de comunicação online da Stec é um ótimo exemplo de sucesso. Um projeto que tem por base uma estratégia de comunicação bem definida, com o público alvo bem identificado e objetivos claros.
Com todos os indicadores do nosso lado, o trabalho estava facilitado, e apostámos numa linguagem simples, focada no produto e, principalmente, mais próxima do consumidor, para criar empatia e conferir valor emocional à marca.

No online, não basta existir, é preciso saber comunicar.

Vera Alves
Web Manager


Leitão 1743, uma imagem limpa, forte e elegante

Leitão 1743, uma imagem limpa, forte e elegante
Somos uns gulosos e quisemos experimentar o famoso leitão, mas foi a Patrícia Francisco que melhor lhe tomou o gosto...

Este projeto pretendia dar destaque ao conceito de Leitão da Mealhada, rompendo com o universo de marcas, nomes e logotipos de restaurantes associados ao leitão assado.
Depois do nome aprovado, criámos um imaginário gráfico que se enquadrasse na área de negócio, com um toque vintage, forte e elegante. Um conjunto que confere tradição ao projeto e posiciona a marca como grande conhecedora dos segredos de um bom leitão assado, capaz de se adaptar aos mais diversos suportes e ambientes.

Patrícia Francisco
Designer


1743, Leitão da Mealhada, um projeto de branding bem ao nosso gosto

1743, Leitão da Mealhada, um projeto de branding bem ao nosso gosto
Quando nos chegou este projeto, para dar corpo e vida a uma marca de leitão da Mealhada, foi o delírio da agência. Afinal, não é todos os dias que temos o prazer de trabalhar uma das propostas gastronómicas com mais tradição no país... já para não falar no sabor!

Este é um projeto global, que teve início com a criação do naming para a marca. Depois disso, foi um pulinho até termos a imagem criada e aprovada pelo cliente.
Porquê 1743? É simples, foi nesse ano que as irmãs do Mosteiro de Santa Maria do Lorvão redigiram a receita de Leitão da Mealhada, tal como a conhecemos hoje.
1743, um nome em tudo diferente da concorrência, que se destaca e encerra, em si, a história desta iguaria. Para conferir um caráter mais rústico à marca, optou-se pela a utilização da madeira enquanto material preferencial, quer na comunicação, quer na decoração do espaço. Além da identidade gráfica, desenvolvemos também o website, a sinalética, a decoração do espaço, o fardamento e outros suportes de apoio.
O 1743, Leitão da Mealhada, já se pode provar, no Mercado Santana, em Leiria, ou em casa, usufruindo do serviço take-away.
O sabor original, suculentamente estaladiço ou estaladiçamente suculento... é como preferir, porque nós não somos esquisitos!


A modelação 3D ao serviço da criação de stands

A modelação 3D ao serviço da criação de stands
Um projeto inicial que se assemelhe à realidade é meio caminho andado para o cliente perceber onde queremos chegar. A apresentação de uma ideia é um processo em que, por vezes, não é fácil transmitir o que pretendemos, e é aqui que entra a modelação 3D. Uma visão mais próxima do resultado final dá ao cliente uma perceção mais detalhada do projeto, permitindo visualizar todos os ângulos que são pretendidos na realidade.
Nos stands, uma conjugação da volumetria com a comunicação da marca, impressiona e permite uma apreensão mais imediata. A passagem da ideia é mais precisa e segura, o que torna a apresentação mais agradável e rica em informação.
O 3D também facilita ao nível técnico, permitindo refletir melhor sobre o que pode ou não dar certo e assim antever eventuais problemas, antes da produção do stand. Desenhos técnicos do projeto, tipos de materiais, cores, volumes, medidas, vistas e detalhes do que vemos ajudam-nos diretamente na fase de produção. Ou seja, com a modelação 3D conseguimos uma forte ligação ao cliente e também ajudamos o fornecedor. Uma mesma ideia é passada e concretizada tal como foi idealizada.
Na generalidade dos projetos dos stands é de destacar a importância do 3D, que dá muito mais crédito e valoriza o trabalho, com propostas exclusivas, completas e seguras. E assim o resultado só pode ser um, a fidelização dos clientes.

Rute Martins
Designer


Diário da criação do stand Leirmetal para a Ceramitec 2018

Diário da criação do stand Leirmetal para a Ceramitec 2018
Hoje, um stand é mais do que um espaço para exposição de produto. É a imagem de uma empresa, o seu cartão de visita, que vai influenciar a forma como o público apreende a marca. Quer se trate de uma feira nacional ou internacional, a fórmula é sempre a mesma: definir objetivos, avaliar as possibilidades e partir para a criação do espaço.
A Leirimetal pretendia deixar a sua marca na maior feira internacional para a indústria da cerâmica, a Ceramitec, em Munique, Alemanha. A imagem a passar teria que ser diferenciadora e transmitir inovação, capacidade de produção e confiança. Posto isto, seguimos à risca todos os passos do processo criativo e, depois de muita pesquisa, uma reunião de brainstorming interrompida aqui e ali, meia dúzia de esboços no caderno do designer, e mais outros tantos bitaites do resto da equipa, eis que surgiu a ideia para o stand: “Eh lá, isto vai ficar brutal! Ó Rute, faz aí uns 3D para ver se resulta.”.
Resultou, sem dúvida! Conseguimos passar a ideia que pretendíamos: elegância, rigor, inovação.
Estava tudo pronto para apresentar a proposta ao cliente, com quem já trabalhamos há uns bons 20 anos, mas que não deixa de nos exigir sempre mais e melhor. Seguimos para a Leirimetal com a convicção de que só poderíamos sair dali com um “Aprovado!” e, de facto, o cliente adorou, era aquela a imagem que queria passar em Munique!
Agora, com a validação do cliente, faltava a última parte, a da produção e montagem do stand. Tudo teria que ser rigorosamente produzido e nada podia falhar. Além disso, era preciso acompanhar de perto a montagem do stand, para que ficasse tal como o cliente tinha aprovado em maqueta. E ficou.
Resta acrescentar que, além do stand, também criámos e produzimos uma série de outras peças de comunicação e apoio para este stand, como um vídeo institucional, uma brochura, e inúmeros brindes exclusivos, que ajudam a enaltecer a marca Leirimetal.
Em suma, este foi um trabalho que nos deu um enorme gozo, desde a primeira reunião em que recebemos o briefing, até às três horas de voo de regresso a Portugal, que permitiram pôr o sono em dia, com a certeza de mais um trabalho bem feito!


O que o Marketing Digital pode fazer pelo seu negócio

O que o Marketing Digital pode fazer pelo seu negócio
Websites institucionais, redes sociais, lojas online, blogs, landing pages, publicidade online são meios/ferramentas que estão ao dispor para impulsionar um negócio ou uma marca, mas a existência delas, por si só, não vai resolver todos os problemas de uma empresa. O que vai ditar a necessidade, a pertinência e o objetivo de cada uma é a estratégia de marketing digital.
Uma estratégia de marketing digital deve estar inserida numa estratégia global de marketing. A partir do momento em que uma empresa tem um produto/serviço bem delineado, uma estrutura segura, objetivos concretos e reais, tudo se começa a envolver.
A criação de uma estratégia de marketing digital pode assentar em vários pontos como Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, Email Marketing, Paid Media, por exemplo. É necessário perceber a função de cada um e encontrar uma forma (quando faça sentido) de os harmonizar.
É no conteúdo que está a valorização de cada negócio. Independentemente da forma como é entregue, o conteúdo tem de oferecer informação que o público ache valiosa, de forma a captar e conquistar a sua confiança e atenção. A partir do momento em que se alcança este objetivo, a conversão torna-se cada vez mais possível.
Hoje, em Portugal, a maioria das pessoas são portadoras de smartphones e estão constantemente ligadas à internet e às redes sociais, pelo que existe aí uma oportunidade imensa de lutar por um pouco da sua atenção.
Também é importante referir a enorme possibilidade de segmentação dos anúncios. A definição do perfil da pessoa para quem se quer comunicar também é uma grande vantagem, fazendo chegar a mensagem a quem realmente interessa, comparativamente com anúncios de jornal, outdoor ou cinema, que não o fariam tão eficazmente.
Com os relatórios completos que as plataformas entregam é possível analisar e perceber como está a ser gasto o investimento, fazendo com que se possam tomar decisões de otimização em tempo certo. Num qualquer anúncio em jornal/revista não seria possível perceber quantas pessoas de cada sexo e localidade o teriam visto, por exemplo. Já em meios como o Facebook ou AdWords, a informação é abundante, e pronta a ser avaliada.

É na estratégia que está o ganho.

Valter Santos
New Media


Uma estratégia digital para a CAC

Uma estratégia digital para a CAC
Sabemos que o tema alimentação é, cada vez mais, um assunto de interesse generalizado nas redes sociais, tendo em conta as novas tendências de alimentação, os grupos de interesses e até as questões de saúde inerentes.
A CAC, líder nacional no setor dos ovos, com especial incidência nos ovos de produção alternativa, pretendia aumentar a sua notoriedade e crescimento, fazendo com que os seus ovos Matinados, de galinhas criadas ao ar livre, e ovos biológicos Campestre fossem, cada vez mais, uma referência e a escolha dos consumidores. Foi nesse sentido que desenvolvemos uma estratégia de marketing digital que permitisse atingir os objetivos, nomeadamente, através da criação de conteúdos relevantes, capazes de atrair novos clientes, da criação de uma newsletter periódica, que dá conta das notícias de maior relevo, e de uma presença mais constante e ativa nas redes sociais, comunicando diretamente com o consumidor.
O feedback tem sido muito positivo e os resultados falam por si. A página de facebook da CAC teve um aumento de gostos maioritariamente orgânico, bastante significativo, com um ótimo alcance das publicações, que geram partilhas e comentários.
Quer chegar mais perto do seu público alvo? Peça-nos uma estratégia de marketing digital.


Acabamentos, pormenores que marcam a diferença

Acabamentos, pormenores que marcam a diferença
Na comunicação, todos os aspetos são importantes, e os acabamentos não passam ao lado. Os trabalhos ganham ainda mais vida, quando existe uma aposta constante, por parte dos clientes, em acabamentos diferenciadores e de qualidade. São estes pormenores que marcam a diferença.
Existem diversas formas de enriquecer um trabalho: o papel; o formato/cortante; a plastificação (mate, brilho, veludo, anti-risco, efeitos especiais, texturas, etc.); acabamento e proteção com verniz (offset ou água) que pode ser brilhante, neutro ou mate; os vernizes especiais (UV reservado brilho ou mate, UV reservado espessurado, com ou sem pigmento, UV imitação de texturas, etc.); a estampagem a frio; a estampagem a quente, com películas metalizadas; o alto e baixo relevo; os pantones especiais; as cores diretas, etc..
A produção é um dos processos onde é necessário rigor constante e uma grande exigência, para que todo o trabalho criativo tenha sentido e seja uma realidade. Cada vez mais, é importante ter parceiros de qualidade e confiança, que nos garantam um produto final rigoroso, que permitam imaginar, querer fazer diferente e apostar continuadamente em acabamentos diferenciadores.

Saúl Carreira
Diretor de Produção


Geoide, 20 anos e uma imagem renovada

Geoide, 20 anos e uma imagem renovada
Em jeito de comemoração dos 20 anos, a Geoide, uma empresa especializada em topografia, posicionamento e medição, informação geoespacial e serviços especiais, sentiu a necessidade de apresentar os seus serviços de uma forma diferenciadora. Foi neste sentido que desenvolvemos uma nova abordagem para a comunicação da empresa, que teve como ponto de partida os mapeamentos: cortes tipográficos, curvas de nível, scans laser e mapeamentos hidrográficos. O resultado é uma uma imagem gráfica orgânica, com cores apelativas, que representa a identidade da empresa, fazendo lembrar uma impressão digital.
Este novo conceito foi adaptado, não só à identidade corporativa da Geoide, como a apresentações e a um desdobrável, que ganhou vida, também pelos acabamentos: um cortante especial e verniz UV reservado, revelam pormenores e imprimem exclusividade e personalidade ao suporte.
Para breve, prevê-se a adaptação da imagem a uma brochura de luxo, com acabamentos ainda mais especiais!


Como é que se constrói uma identidade

Como é que se constrói uma identidade
A construção da identidade de uma marca vencedora nunca tem uma fórmula única e mágica, mas sim alguns pressupostos a ter em conta, para que transmita a mensagem correta e estabeleça uma relação emocional com o consumidor. Questões como coerência e harmonia são as bases fundamentais, em conjunto com o estudo do enquadramento, dos produtos/serviços, do público alvo, do posicionamento, dos valores a transmitir…
No caso da Gwiker, para além de se pretender evidenciar o conceito natural e saudável dos produtos, também era essencial transmitir um caráter jovem, moderno e dinâmico, e comunicar de forma acessível e muito apelativa.
O resultado foi uma identidade enquadrada na área de negócio, com uma expressão gulosa e orgânica, entre cores terrenas e explosões de vida que transbordam natureza. Um logo muito friendly, que gera empatia ao primeiro instante, complementado por um monograma que visa abarcar toda a essência da identidade, como elemento de identificação que encerra em si o ADN da marca. Tudo “embrulhado” num ambiente gráfico leve e fresco, que abraça os produtos num registo natural e de qualidade.

Patrícia Francisco
Designer


Gwiker, frutas e legumes desidratados

Gwiker, frutas e legumes desidratados
Quando o projeto Gwiker chegou até nós, tinha tudo para dar certo e só lhe faltava identidade.
Depois de muita pesquisa, surgiu o nome Gwiker - Earthfood, uma abordagem friendly, simpática, divertida e comercial.
Uma vez criado o naming, foi altura de criarmos toda a identidade gráfica.
Adaptámos a imagem à identidade institucional e ao packaging!
Alimentos naturais, sem aditivos, sem corantes, sem conservantes e desidratados. É provar e repetir!