Ovos de produção alternativa da Madeira têm mão da sistema4

Ovos de produção alternativa da Madeira têm mão da sistema4
A Madeira fez upgrade aos Ovos com a introdução de 3 marcas próprias de produção alternativa, lançadas pelo Grupo Girão.
A aposta, apoiada nos mais de 30 anos de experiência na produção de ovos, indústria agroalimentar, logística e distribuição, incide sobre três tipos específicos de Ovos: biológicos, de galinhas criadas ao ar livre e do solo.
O naming, identidade e toda a comunicação de cada uma das três marcas foi criada e desenvolvida pela sistema4, agência de publicidade de Leiria, e o resultado já pode ser visto nas cadeias de supermercados do arquipélago mais florido do atlântico.
Belvale é a marca de ovos biológicos, que assume uma comunicação simples, inspirada em elementos da Natureza, representados de forma orgânica e espontânea, em tudo associada à temática dos produtos biológicos. O nome nasceu de uma alusão à beleza, perfeição e fertilidade do ambiente natural daquele arquipélago.
Por sua vez, a marca de ovos postos por galinhas criadas ao ar livre dá-se pelo nome Balaios, um regionalismo tradicional da Ilha da Madeira para a palavra “cestos”. Este nome revela-se perfeito, dado o simbolismo associado ao modo ancestral de recolha de ovos de galinhas criadas ao ar livre, presente no imaginário popular. A imagem desenvolvida para a marca assenta numa fotografia realista que representa o habitat destas galinhas, apoiada nas cores típicas padrão da Madeira.
Por último, os Arados, ovos postos por galinhas no solo, assume-se como uma marca também ela com fortes ligações à terra e às ferramentas e utensílios utilizados no campo. Graficamente, resgata o ambiente da terra e do solo, em representação do modo de produção associado.
Os Ovos Belvale, Balaios e Arados passam a fazer parte do património da Região Autónoma da Madeira, a partir do dia 8 de abril, com representações ao nível do ponto de venda, com o packaging e expositores próprios, com viaturas de distribuição, imprensa, publicidade outdoor e suportes gráficos diversos. Todos os materiais foram integralmente desenvolvidos pela sistema4, e quem não pode voar até à Madeira para ver e provar, pode sempre dar uma vista de olhos em https://www.sistema4.pt/work_3/360/grupo-girao_3.


Norma6 com identidade gráfica da sistema4

Norma6 com identidade gráfica da sistema4
A Norma6 é uma empresa que se dedica ao fornecimento e implementação de sistemas de informação adaptados à necessidades de cada negócio, com base em parcerias com os produtores de Hardware e Software mais conceituados.
O arranque da atividade contou com a criatividade da sistema4, que desenvolveu a identidade gráfica inerente à imagem corporativa.
O resultado é um logotipo que transmite força, personalidade e eficiência, através de uma tipografia forte e uma conjugação de cores enérgicas e contrastantes.
Para complementar a comunicação foi criada uma iconografia que identifica cada uma das áreas de negócio e de especialização dos serviços, nomeadamente, o controlo, produção, informação, internet das coisas, networking e produtividade.


Gardipet adota nova imagem

Gardipet adota nova imagem
A Gardipet – Soluções Profissionais Agro e Vet, empresa que se dedica à distribuição e comércio de produtos para animais de estimação, animais de produção, agricultura e jardim, decidiu que era hora de reformular a sua imagem corporativa e, desta forma, fazer jus à grande notoriedade que já detém junto do seu público alvo.
A sistema4 foi consultada para apresentar um proposta e convenceu a Gardipet, com um logotipo que rompe totalmente com a imagem antiga. A nova imagem apresenta um ícone inspirado nos mosaicos da era romana, existentes na Torre de Santiago da Guarda, em Ansião, e esta “apropriação” vem reforçar um espírito de pertença à localidade que viu nascer a empresa.
As cores também sofreram alterações e os verdes dão, agora, lugar aos azuis, numa perspetiva mais próxima da veterinária e saúde. Esta mudança cromática também pretende favorecer a atividade agropecuária, que passa a assumir, assim, um cariz mais profissional e menos “doméstico”.
O website www.gardipet.pt também foi atualizado e conta, agora, com uma área reservada, de acesso exclusivo a revendedores.


Óptica Cunha Fonseca comemora 80 anos com nova imagem

Óptica Cunha Fonseca comemora 80 anos com nova imagem
A Óptica Cunha Fonseca é a óptica mais antiga de Leiria, localizada no centro da cidade, com um papel fundamental para o desenvolvimento do comércio tradicional e que presta um serviço de elevada qualidade, desde 1939.
Como forma de assinalar o 80º aniversário, a Óptica Cunha Fonseca decidiu arriscar e fazer um upgrade da sua imagem institucional.
Com base numa parceria alicerçada na confiança, criatividade e assertividade, que remonta a 2005, a sistema4 foi a responsável pela reestruturação gráfica da marca, que trouxe leveza, modernidade e juventude ao leque de serviços da Óptica Cunha Fonseca.
Para acompanhar e suportar a comunicação de aniversário, foi desenvolvido um logotipo comemorativo, inspirado nos equipamentos de medição optométrica.
A confiança que se vê e que se sente, mais fresca e jovem, agora em tons de azul.


Um filme de animação que ensina a poupar água

Um filme de animação que ensina a poupar água
Fomos desafiados para desenvolver um filme de animação sobre a água, integrado na estratégia de educação ambiental do Município de Fornos de Algodres. Este filme pretende sensibilizar para a importância de adotar comportamentos que promovam a poupança de água, numa altura em que este bem se escasseia, cada vez mais, e em que urge mudar comportamentos.
Aceitámos o desafio, e o resultado é um filme intitulado “Mondeguinho e o Tesouro da Água”, que aborda a temática através de um menino curioso e muito brincalhão, chamado Mondeguinho, de uma Moura Encantada, saída diretamente de uma lenda local, e de algumas peripécias divertidas que prometem fazer pensar no valor deste recurso natural.
Ao longo do filme há ainda tempo para uma breve abordagem às principais atrações naturais, culturais e arquitectónicas do concelho.
O lançamento oficial do filme decorreu em Fornos de Algodres, no dia 1 de outubro, dia em que se comemorou o Dia Nacional da Água, e foi um verdadeiro sucesso.

Da ideia original até ao render final, passando pelo argumento, storyboard, ilustração, animação, edição, locução e sonoplastia, o filme “Mondeguinho e o Tesouro da Água” foi integralmente desenvolvido pela sistema4 e pode ser visualizado no nosso canal do youtube, em https://youtu.be/o-2eHmNv6UU.


Como nasceu o Mondeguinho e o Tesouro da Água

Como nasceu o Mondeguinho e o Tesouro da Água
Chegou mais um trabalho à sistema4, que nos deu um prazer muito especial. É que, tratando-se de um filme de animação direcionado para crianças, este trabalho ia permitir-nos recuar até à nossa infância e libertar toda aquela imaturidade aprisionada, que nem sempre vê a luz dos dias.
Depois de receber o briefing do Município de Fornos de Algodres, a equipa mergulhou até ao sopé da Serra da Estrela, num daqueles mergulhos longos, em apneia, que requerem muito treino, concentração e foco.
Era preciso criar não um, mas dois conceitos para este trabalho. Um conceito que suportasse a história, o fio condutor que se desenrola, tal como as antigas películas dos filmes, e que vai ficar arrumadinho na imaginação das crianças, à espera do momento certo para saltar cá para fora, em forma de ação e conselho. E um outro conceito, inerente à narrativa gráfica e à materialização da história, num estilo de animação próprio, que servisse os propósitos do filme, respeitando os tempos de produção, sempre tão curtos e, numa primeira análise, a quente, impossíveis de cumprir.
Os objetivos impostos pelo cliente eram claros: ensinar sobre a importância da água no mundo e como poupá-la, sem esquecer de fazer uma breve apresentação de Fornos de Algodres, um Município repleto de história, com inúmeros marcos culturais e patrimoniais, que hoje se destaca por ser o principal produtor de queijo da Serra da Estrela.
Depois de muita pesquisa, discussão e alguns rabiscos, chegaram as respostas. Uma narradora saída diretamente da lenda mais conhecida da região e um menino chamado Mondeguinho, tal como a nascente do rio Mondego que banha o Município de Fornos de Algodres.
Ao longo do filme, através dos ensinamentos da Moura Encantada, que cuida da água como outrora cuidava do seu ouro, o Mondeguinho vai aprender algumas curiosidades interessantes e dicas fundamentais para poupar um dos bens mais preciosos da Natureza. Pelo meio, há peripécias divertidas que ajudam a manter a atenção e fazem soltar algumas gargalhadas ao público mais jovem.
O ambiente gráfico é muito simples, sem elementos supérfluos a desviar a atenção, e essa simplicidade, combinada com a técnica de motion design, resultou na perfeição.

Não há fórmulas perfeitas para criar filmes de animação, mas há horas infinitas a ver, a ler e a escrever conteúdos para crianças, mais outras tantas em frente ao ecrã a desenhar, animar, cronometrar, sonorizar e aperfeiçoar, para que todos os intervenientes sintam orgulho no trabalho final.
Nós sentimos!

Filme completo em https://youtu.be/o-2eHmNv6UU

Rita Estrela
Copywriter


PIGARÇO, o leitão que assegura a tradição nacional

PIGARÇO, o leitão que assegura a tradição nacional
Nasceu uma nova marca de leitão, detida e desenvolvida pela Porcinveste. Trata-se do leitão PIGARÇO, de origem nacional, mais concretamente da região centro do país, que pode ser degustado nas melhores casas de leitão assado.
A carne do leitão PIGARÇO é de uma qualidade reconhecidamente ímpar, que já está a conquistar a preferência dos assadores e apreciadores mais exigentes. Com os níveis certos de gordura e grande homogeneidade, que contribui para a manutenção de todos os sucos, garante-se uma textura perfeita e um sabor genuíno.
O projeto de branding foi desenvolvido pela sistema4, agência de publicidade de Leiria, que se inspirou nos selos de marcação animal e na portugalidade do produto para as cores escolhidas.
A comunicação da marca PIGARÇO assenta numa estratégia below the line, com especial enfoque para o online e Relações Públicas.


Allsfor, tech inspiration!

Allsfor, tech inspiration!
Fomos desafiados a criar o naming e o branding da mais recente marca de superfícies cerâmicas para o revestimento de pavimentos, paredes e bancadas, com destaque para as superfícies de cozinha com indutores de calor embutidos, que permitem cozinhar, sem recurso aos tradicionais fogões a gás.
Para responder ao desafio, desenvolvemos uma marca forte, sonante e com personalidade, capaz de se impor num mercado altamente competitivo, e assim nasceu a Allsfor.
O nome transmite caráter, e revela-se suficientemente abrangente para abarcar toda a gama de produtos da marca: produtos versáteis, com múltiplas utilizações, inovadores e inspirados, como atesta a assinatura – “tech inspiration”.
Além da identidade corporativa, desenvolvemos, ainda, o website, inspirado nas cores e texturas da marca, com toda a informação estrategicamente estruturada, por forma a permitir uma consulta segmentada, rápida e eficaz.
Saiba tudo em www.allsfor.com.


Gerir clientes é uma paixão, que se alimenta com sucesso

Gerir clientes é uma paixão, que se alimenta com sucesso
Em 2016, quando regressei à sistema4, o primeiro cliente que comecei a trabalhar foi a Forest Stone. A Forest Stone há muito que não comunicava e tinha em suas mãos um produto inovador (na área das cozinhas) que gostaria de colocar no mercado. Pensámos na melhor estratégia para, naquela altura, dar a conhecer o produto ao seu público alvo, e, com o envolvimento do cliente na criação dessa estratégia, os resultados foram um sucesso.
Quanto mais integrado o cliente está em todo o processo de desenvolvimento de uma estratégia de comunicação, mais possibilidades existem de termos sucesso.

Durante todo este processo desenvolvem-se relações de confiança, estabelecem-se metas, atingem-se objetivos e procuram-se novas estratégias para continuar a inovar e a chegar mais longe. Foi o que aconteceu com a Forest Stone, que nos lançou mais um desafio: a criação de uma nova marca que irá, dentro da mesma área de negócio, “Revolucionar o mercado”. CRIÁMOS A ALLSFOR.

Ainda a dar os seus primeiros passos, criámos a nova identidade da marca e já está online a página web. Muito em breve vamos iniciar a implementação de uma nova estratégia de comunicação que vai levar esta marca ao sucesso que procuramos. Por tudo isto, costumo dizer que gerir clientes é realmente uma paixão que se alimenta de sucesso.

Pedro Anica
Account Manager


Sistema4 desenvolve nova imagem para a Tensor, construção civil

Sistema4 desenvolve nova imagem para a Tensor, construção civil
A empresa de construção Tensor, de Leiria, fundada em 1989, e com obras em todo o país e em Itália, apostou na reestruturação da sua identidade, inserida numa estratégia de desenvolvimento da marca, que abraça novos desafios, nomeadamente com a integração estratégica da sua congénere Sérgio Venâncio.
A Tensor, cujas obras mais emblemáticas se enquadram na recuperação e reabilitação de edifícios, já com inúmeros exemplos bem sucedidos em carteira, conta, agora, com obras que prometem ser uma referência. Destacam-se alguns edifícios no centro histórico de Leiria, entre eles os Condomínios Ora Eça, das Rosas, do Castelo e do Arco.
Após a reestruturação gráfica, a Tensor apresenta-se com uma imagem mais atual, que transmite força e estabilidade, numa abordagem mais adequada à área de negócio da empresa. A nova imagem, desenvolvida pela sistema4, já está aplicada na frota, em obra, além de diversos suportes de apoio.


Website Luisa Todi promove Portugal cá dentro e lá fora

Website Luisa Todi promove Portugal cá dentro e lá fora
O operador turístico Luisa Todi, especializado em circuitos para grupos, consultoria para viagens de negócio ou lazer e organização de congressos e eventos tem um novo website que apresenta toda a oferta de serviços e os destinos nacionais mais procurados, quer por portugueses quer por estrangeiros.
A Luisa Todi, enquanto Destination Management Company, detém um vasto conhecimento sobre a oferta turística, cultural, histórica, gastronómica e económica de Portugal, tendo já desenvolvido, ao longo dos últimos 25 anos, as parcerias certas para oferecer viagens inovadoras, diferenciadoras e memoráveis. Com sede nas Caldas da Rainha e a operar em toda a extensão do território português, Luisa Todi conta com uma equipa técnica qualificada experiente e multilingue, e ainda com uma frota própria de autocarros de turismo.
O website foi desenvolvido pela sistema4, agência de publicidade de Leiria, e apresenta-se altamente intuitivo, valorizando a oferta turística de cada região do nosso país, através de imagens cativantes, repletas de cor e luz, capazes de despertar a vontade de conhecer Portugal.
Saiba tudo em www.luisatodi.com


Missão M – As galinhas não são totós!

Missão M – As galinhas não são totós!
A CAC produziu um filme de animação original sobre os Ovos Matinados, postos pelas Galinhas mais Felizes de Portugal. O filme intitulado “Missão M – As galinhas não são totós!” conta a história da incrível aventura das galinhas mais felizes de Portugal. Um filme para todas as idades, que promete fazer rir muito!
Com cerca de oito minutos de duração, a “Missão M” é uma história original criada pela sistema4, agência de publicidade de Leiria, onde todos vão perceber que as galinhas não são nada totós!
Este filme está integrado na iniciativa Ovobus, um centro interpretativo do Ovo, itinerante, instalado num antigo autocarro de dois andares da Carris, onde se recriou uma mini sala de cinema, no piso superior.

Sinopse:
Para salvar os Ovos Matinados, as Galinhas mais Felizes de Portugal têm um plano: preparar uma emboscada para apanhar a raposa que anda a roubar os ovos. Mas para pôr esta missão em prática, elas vão precisar da ajuda da gata Mia e do Matias, um cão da cidade que vai aprender muito sobre galinhas!


Serviço Integrado de Proximidade da SCML com imagem renovada

Serviço Integrado de Proximidade da SCML com imagem renovada
O SIP é o Serviço Integrado de Proximidade da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, que vem ocupar o lugar do antigo Serviço de Apoio Domiciliário desta entidade, e que agora se apresenta com uma nova imagem corporativa.
O Serviço Integrado de Proximidade é já reconhecido por ter uma oferta de excelência, com todas as valências habituais num serviço de apoio domiciliário, complementadas por outras de qualidade irrepreensível, especialmente no âmbito da alimentação altamente cuidada e direcionada, de um serviço noturno contínuo e também de apoio médico garantido pelo HDMA.
O novo conceito estratégico de atuação do SIP levou à necessidade de criar uma imagem e eixo de comunicação próprios, que se distanciassem dos demais, já que este serviço é, também ele, diferenciador. Foi nesse sentido que a sistema4, agência de publicidade de Leiria, criou o conceito “Fiquem tranquilos, estamos a chegar.”, que numa fase inicial, se pode ver nas viaturas e será brevemente adaptado a diversos outros suportes de comunicação.
Este conceito apela à proximidade com o público alvo, uma proximidade conferida pela conjugação de um headline positivo e tranquilizante com fotografias que transmitem serenidade, bem-estar e confiança. Uma abordagem que comunica diretamente com os utentes do serviço SIP e, ao mesmo tempo, com os seus familiares.
Fiquem tranquilos, o SIP está a chegar!


Sistema4 ajuda a erguer a árvore da esperança

Sistema4 ajuda a erguer a árvore da esperança
A ÁRVORE DA ESPERANÇA é uma iniciativa da União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, do Concelho de Leiria, que tem como objetivo angariar fundos para ajudar a 5ª Companhia de Monte Redondo, dos Bombeiros Voluntários de Leiria, que registaram prejuízos avultados durante os incêndios de 2017.
A sistema4 aceitou o desafio para desenvolver o projeto de raiz, e assim nasceu a ÁRVORE DA ESPERANÇA, uma alegoria aos milhares de hectares de floresta ardida na região de Leiria.
A instalação, inspirada na resiliência da natureza e na força dos Bombeiros Voluntários, é constituída por uma base móvel vermelha em forma de coração, que representa cada um dos bombeiros heróis que combatem as chamas sem olhar para trás, e a parte superior, um tronco de pinheiro cravado com inúmeras hastes torneadas e com um ponto de luz na extremidade. No total, tem cerca de 3 metros de altura e integra na base, um reservatório próprio para receber os donativos para esta causa.
A ÁRVORE DA ESPERANÇA estará no recinto da FESMONTE, de 13 a 17 de setembro de 2018.
Paralelamente, quem assim o desejar, também pode fazer o seu contributo através do IBAN PT50 0035 0503 00012572230 64, da CGD, enviando posteriormente o comprovativo por e-mail para fesmonte@gmail.com
Os donativos revertem, na totalidade, para a 5ª Companhia de Monte Redondo, dos Bombeiros Voluntários de Leiria, e serão entregues no dia 17 de setembro de 2018, no recinto da Fesmonte.


Ópera no Património chega a Leiria

Ópera no Património chega a Leiria
O projeto ÓPERA NO PATRIMÓNIO chega esta semana à cidade de Leiria. Um roteiro artístico-cultural liderado por esta autarquia, que pelo segundo ano consecutivo une os Municípios de Viseu, Foz Côa, Pinhel, Batalha e Coimbra em torno da música clássica aberta à comunidade.
Sem dúvida um conjunto de espectáculos que vão iluminar ainda mais o património de cada localidade, em Leiria, com destaque para o Moinho de Papel, a Igreja da Misericórdia, a Biblioteca Afonso Lopes Vieira, a Sé e o Museu de Leiria.
O conceito gráfico e a imagem deste mega evento, disponível em diversos suportes, como outdoors, imprensa, social media, brochuras e flyers, foi desenvolvido na íntegra pela sistema 4, agência de publicidade de Leiria, bem como o portal online disponível em  www.operapatrimonio.pt.


Balbino & Faustino entra no mercado americano com o apoio da sistema4.

Balbino & Faustino entra no mercado americano com o apoio da sistema4.
A Balbino & Faustino acaba de reforçar a sua estratégia de crescimento, que passa pela exportação e pelo fortalecimento da sua presença em mercados estratégicos, nomeadamente nos Estados Unidos da América, com a criação da Balbino & Faustino USA, Inc..
Com sede em Ohio, a Balbino & Faustino USA, Inc. mantém os valores de sucesso comprovado, praticados em Portugal, mas com uma identidade gráfica própria e adaptada, que pretende comunicar diretamente com o mercado norte-americano.

Numa parceria que remonta a 2010, a sistema4 foi a responsável pela criação da identidade da Balbino & Faustino USA, Inc., bem como dos suportes de comunicação que integraram o stand da empresa, na IWF’18, a International Woodworking Fair, que se realizou de 22 a 25 de agosto, no Georgia World Congress Center, em Atlanta.
Para complementar a comunicação foi ainda desenvolvido um website específico para este mercado, que aborda exclusivamente os produtos comercializados. O website, também com assinatura sistema4, pode ser consultado em www.balbino-faustino.com.


Sistema4 é responsável por mais um passatempo Matinados

Sistema4 é responsável por mais um passatempo Matinados
Depois do enorme sucesso dos 4 passatempos Matinados, que sortearam viagens a Paris para ver a seleção nacional, à Disney, aos Açores e ao México, a sistema4 voltou a ser a agência responsável pela implementação e criatividade do novo passatempo da marca de ovos mais conhecida do país, desta vez 100% direcionado para o público infantil.
Trata-se do passatempo “Pequenos Artistas Matinados”, que assinala o lançamento da nova embalagem de 12 ovos das galinhas mais felizes de Portugal, disponível, desde agosto, nas lojas Continente.
Para participar no passatempo os pequenos artistas têm que fazer um desenho inspirado nas galinhas dos ovos Matinados e submetê-lo, até 30 de setembro, em www.pequenosartistas.matinados.com, juntamente com uma cópia do talão de compra de uma embalagem de 12 ovos Matinados. Todos os participantes recebem um kit Matinados.
Além da mecânica do passatempo, coube também à sistema4 o desenvolvimento da sua imagem gráfica, da plataforma online de participação e de todas as peças de comunicação da campanha.


O novo website da marca Stec é uma verdadeira inspiração

O novo website da marca Stec é uma verdadeira inspiração
Depois de criarmos a nova identidade da Stec, uma marca de carnes e charcutaria que está a ganhar terreno nas grandes e médias superfícies comerciais, foi a vez de nos virarmos para a sua presença online. A nova imagem da marca está agora mais apelativa, mais atual e mais limpa, com formas e cores simplificadas, uma tipografia orgânica que cria empatia e uma nova assinatura: “É inspiração!”.
Desta nova abordagem, nasceu um novo conceito de website, onde o branco é a cor base e os produtos saltam à vista. Um website salpicado de elementos associados à cozinha, em jeito de inspiração para os chefs lá de casa, com uma linguagem direta, simples e muito friendly, que procura uma maior aproximação ao consumidor final.
Neste website vai poder conhecer toda a gama de produtos Stec, inspirar-se com receitas deliciosas, ficar a par de dicas de saúde e bem estar e, claro, saber tudo sobre a marca, desde a origem da carne à qualidade. Para breve está prevista uma área reservada direcionada ao B2B.
Para a criação deste website, inspirámo-nos nos produtos deliciosos e repletos de tradição, inspirámo-nos nas jantaradas lá em casa, que ganham quando os produtos são bons e inspirámo-nos num cliente que valoriza o rigor e os bons projetos. Inspire-se também em www.raporalstec.pt.


No online, não basta existir, é preciso saber comunicar

No online, não basta existir, é preciso saber comunicar
Existir, enquanto empresa ou negócio, é hoje em dia bem mais fácil do que há uns anos atrás. Ter sucesso, por outro lado, é um assunto bem diferente!

No digital, é recorrente pensar-se que é simples construir uma comunicação online porque, hoje, tudo está ao alcance de todos, e apenas à distância de um clique. Há templates acessíveis, blogues e sites com dicas, cursos online e inúmeras ferramentas que mascaram a realidade. Esta “falsa” facilidade leva muitas empresas/negócios a cair na tentação de agir sem delinear uma estratégia, sem definir objetivos, sem pensar no público alvo e sem saber ao certo o que se pretende alcançar.
Se é verdade que é fundamental para uma empresa ter um website, tão certo quanto isso é que esse website tem de comunicar, tem de falar com o público e responder ao que ele procura e necessita.

Não existem fórmulas mágicas para o sucesso de uma comunicação online, o sucesso depende de variados fatores. Por vezes, podemos estar a falar de uma linha reta, outras, de um caminho com bastantes curvas em que os ajustes são constantes. Mas seja qual for a situação, só saberemos se temos sucesso se soubermos onde fica o nosso destino.

O projeto de comunicação online da Stec é um ótimo exemplo de sucesso. Um projeto que tem por base uma estratégia de comunicação bem definida, com o público alvo bem identificado e objetivos claros.
Com todos os indicadores do nosso lado, o trabalho estava facilitado, e apostámos numa linguagem simples, focada no produto e, principalmente, mais próxima do consumidor, para criar empatia e conferir valor emocional à marca.

No online, não basta existir, é preciso saber comunicar.

Vera Alves
Web Manager


Leitão 1743, uma imagem limpa, forte e elegante

Leitão 1743, uma imagem limpa, forte e elegante
Somos uns gulosos e quisemos experimentar o famoso leitão, mas foi a Patrícia Francisco que melhor lhe tomou o gosto...

Este projeto pretendia dar destaque ao conceito de Leitão da Mealhada, rompendo com o universo de marcas, nomes e logotipos de restaurantes associados ao leitão assado.
Depois do nome aprovado, criámos um imaginário gráfico que se enquadrasse na área de negócio, com um toque vintage, forte e elegante. Um conjunto que confere tradição ao projeto e posiciona a marca como grande conhecedora dos segredos de um bom leitão assado, capaz de se adaptar aos mais diversos suportes e ambientes.

Patrícia Francisco
Designer


1743, Leitão da Mealhada, um projeto de branding bem ao nosso gosto

1743, Leitão da Mealhada, um projeto de branding bem ao nosso gosto
Quando nos chegou este projeto, para dar corpo e vida a uma marca de leitão da Mealhada, foi o delírio da agência. Afinal, não é todos os dias que temos o prazer de trabalhar uma das propostas gastronómicas com mais tradição no país... já para não falar no sabor!

Este é um projeto global, que teve início com a criação do naming para a marca. Depois disso, foi um pulinho até termos a imagem criada e aprovada pelo cliente.
Porquê 1743? É simples, foi nesse ano que as irmãs do Mosteiro de Santa Maria do Lorvão redigiram a receita de Leitão da Mealhada, tal como a conhecemos hoje.
1743, um nome em tudo diferente da concorrência, que se destaca e encerra, em si, a história desta iguaria. Para conferir um caráter mais rústico à marca, optou-se pela a utilização da madeira enquanto material preferencial, quer na comunicação, quer na decoração do espaço. Além da identidade gráfica, desenvolvemos também o website, a sinalética, a decoração do espaço, o fardamento e outros suportes de apoio.
O 1743, Leitão da Mealhada, já se pode provar, no Mercado Santana, em Leiria, ou em casa, usufruindo do serviço take-away.
O sabor original, suculentamente estaladiço ou estaladiçamente suculento... é como preferir, porque nós não somos esquisitos!


A modelação 3D ao serviço da criação de stands

A modelação 3D ao serviço da criação de stands
Um projeto inicial que se assemelhe à realidade é meio caminho andado para o cliente perceber onde queremos chegar. A apresentação de uma ideia é um processo em que, por vezes, não é fácil transmitir o que pretendemos, e é aqui que entra a modelação 3D. Uma visão mais próxima do resultado final dá ao cliente uma perceção mais detalhada do projeto, permitindo visualizar todos os ângulos que são pretendidos na realidade.
Nos stands, uma conjugação da volumetria com a comunicação da marca, impressiona e permite uma apreensão mais imediata. A passagem da ideia é mais precisa e segura, o que torna a apresentação mais agradável e rica em informação.
O 3D também facilita ao nível técnico, permitindo refletir melhor sobre o que pode ou não dar certo e assim antever eventuais problemas, antes da produção do stand. Desenhos técnicos do projeto, tipos de materiais, cores, volumes, medidas, vistas e detalhes do que vemos ajudam-nos diretamente na fase de produção. Ou seja, com a modelação 3D conseguimos uma forte ligação ao cliente e também ajudamos o fornecedor. Uma mesma ideia é passada e concretizada tal como foi idealizada.
Na generalidade dos projetos dos stands é de destacar a importância do 3D, que dá muito mais crédito e valoriza o trabalho, com propostas exclusivas, completas e seguras. E assim o resultado só pode ser um, a fidelização dos clientes.

Rute Martins
Designer


Diário da criação do stand Leirmetal para a Ceramitec 2018

Diário da criação do stand Leirmetal para a Ceramitec 2018
Hoje, um stand é mais do que um espaço para exposição de produto. É a imagem de uma empresa, o seu cartão de visita, que vai influenciar a forma como o público apreende a marca. Quer se trate de uma feira nacional ou internacional, a fórmula é sempre a mesma: definir objetivos, avaliar as possibilidades e partir para a criação do espaço.
A Leirimetal pretendia deixar a sua marca na maior feira internacional para a indústria da cerâmica, a Ceramitec, em Munique, Alemanha. A imagem a passar teria que ser diferenciadora e transmitir inovação, capacidade de produção e confiança. Posto isto, seguimos à risca todos os passos do processo criativo e, depois de muita pesquisa, uma reunião de brainstorming interrompida aqui e ali, meia dúzia de esboços no caderno do designer, e mais outros tantos bitaites do resto da equipa, eis que surgiu a ideia para o stand: “Eh lá, isto vai ficar brutal! Ó Rute, faz aí uns 3D para ver se resulta.”.
Resultou, sem dúvida! Conseguimos passar a ideia que pretendíamos: elegância, rigor, inovação.
Estava tudo pronto para apresentar a proposta ao cliente, com quem já trabalhamos há uns bons 20 anos, mas que não deixa de nos exigir sempre mais e melhor. Seguimos para a Leirimetal com a convicção de que só poderíamos sair dali com um “Aprovado!” e, de facto, o cliente adorou, era aquela a imagem que queria passar em Munique!
Agora, com a validação do cliente, faltava a última parte, a da produção e montagem do stand. Tudo teria que ser rigorosamente produzido e nada podia falhar. Além disso, era preciso acompanhar de perto a montagem do stand, para que ficasse tal como o cliente tinha aprovado em maqueta. E ficou.
Resta acrescentar que, além do stand, também criámos e produzimos uma série de outras peças de comunicação e apoio para este stand, como um vídeo institucional, uma brochura, e inúmeros brindes exclusivos, que ajudam a enaltecer a marca Leirimetal.
Em suma, este foi um trabalho que nos deu um enorme gozo, desde a primeira reunião em que recebemos o briefing, até às três horas de voo de regresso a Portugal, que permitiram pôr o sono em dia, com a certeza de mais um trabalho bem feito!


O que o Marketing Digital pode fazer pelo seu negócio

O que o Marketing Digital pode fazer pelo seu negócio
Websites institucionais, redes sociais, lojas online, blogs, landing pages, publicidade online são meios/ferramentas que estão ao dispor para impulsionar um negócio ou uma marca, mas a existência delas, por si só, não vai resolver todos os problemas de uma empresa. O que vai ditar a necessidade, a pertinência e o objetivo de cada uma é a estratégia de marketing digital.
Uma estratégia de marketing digital deve estar inserida numa estratégia global de marketing. A partir do momento em que uma empresa tem um produto/serviço bem delineado, uma estrutura segura, objetivos concretos e reais, tudo se começa a envolver.
A criação de uma estratégia de marketing digital pode assentar em vários pontos como Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, Email Marketing, Paid Media, por exemplo. É necessário perceber a função de cada um e encontrar uma forma (quando faça sentido) de os harmonizar.
É no conteúdo que está a valorização de cada negócio. Independentemente da forma como é entregue, o conteúdo tem de oferecer informação que o público ache valiosa, de forma a captar e conquistar a sua confiança e atenção. A partir do momento em que se alcança este objetivo, a conversão torna-se cada vez mais possível.
Hoje, em Portugal, a maioria das pessoas são portadoras de smartphones e estão constantemente ligadas à internet e às redes sociais, pelo que existe aí uma oportunidade imensa de lutar por um pouco da sua atenção.
Também é importante referir a enorme possibilidade de segmentação dos anúncios. A definição do perfil da pessoa para quem se quer comunicar também é uma grande vantagem, fazendo chegar a mensagem a quem realmente interessa, comparativamente com anúncios de jornal, outdoor ou cinema, que não o fariam tão eficazmente.
Com os relatórios completos que as plataformas entregam é possível analisar e perceber como está a ser gasto o investimento, fazendo com que se possam tomar decisões de otimização em tempo certo. Num qualquer anúncio em jornal/revista não seria possível perceber quantas pessoas de cada sexo e localidade o teriam visto, por exemplo. Já em meios como o Facebook ou AdWords, a informação é abundante, e pronta a ser avaliada.

É na estratégia que está o ganho.

Valter Santos
New Media


Uma estratégia digital para a CAC

Uma estratégia digital para a CAC
Sabemos que o tema alimentação é, cada vez mais, um assunto de interesse generalizado nas redes sociais, tendo em conta as novas tendências de alimentação, os grupos de interesses e até as questões de saúde inerentes.
A CAC, líder nacional no setor dos ovos, com especial incidência nos ovos de produção alternativa, pretendia aumentar a sua notoriedade e crescimento, fazendo com que os seus ovos Matinados, de galinhas criadas ao ar livre, e ovos biológicos Campestre fossem, cada vez mais, uma referência e a escolha dos consumidores. Foi nesse sentido que desenvolvemos uma estratégia de marketing digital que permitisse atingir os objetivos, nomeadamente, através da criação de conteúdos relevantes, capazes de atrair novos clientes, da criação de uma newsletter periódica, que dá conta das notícias de maior relevo, e de uma presença mais constante e ativa nas redes sociais, comunicando diretamente com o consumidor.
O feedback tem sido muito positivo e os resultados falam por si. A página de facebook da CAC teve um aumento de gostos maioritariamente orgânico, bastante significativo, com um ótimo alcance das publicações, que geram partilhas e comentários.
Quer chegar mais perto do seu público alvo? Peça-nos uma estratégia de marketing digital.


Acabamentos, pormenores que marcam a diferença

Acabamentos, pormenores que marcam a diferença
Na comunicação, todos os aspetos são importantes, e os acabamentos não passam ao lado. Os trabalhos ganham ainda mais vida, quando existe uma aposta constante, por parte dos clientes, em acabamentos diferenciadores e de qualidade. São estes pormenores que marcam a diferença.
Existem diversas formas de enriquecer um trabalho: o papel; o formato/cortante; a plastificação (mate, brilho, veludo, anti-risco, efeitos especiais, texturas, etc.); acabamento e proteção com verniz (offset ou água) que pode ser brilhante, neutro ou mate; os vernizes especiais (UV reservado brilho ou mate, UV reservado espessurado, com ou sem pigmento, UV imitação de texturas, etc.); a estampagem a frio; a estampagem a quente, com películas metalizadas; o alto e baixo relevo; os pantones especiais; as cores diretas, etc..
A produção é um dos processos onde é necessário rigor constante e uma grande exigência, para que todo o trabalho criativo tenha sentido e seja uma realidade. Cada vez mais, é importante ter parceiros de qualidade e confiança, que nos garantam um produto final rigoroso, que permitam imaginar, querer fazer diferente e apostar continuadamente em acabamentos diferenciadores.

Saúl Carreira
Diretor de Produção


Geoide, 20 anos e uma imagem renovada

Geoide, 20 anos e uma imagem renovada
Em jeito de comemoração dos 20 anos, a Geoide, uma empresa especializada em topografia, posicionamento e medição, informação geoespacial e serviços especiais, sentiu a necessidade de apresentar os seus serviços de uma forma diferenciadora. Foi neste sentido que desenvolvemos uma nova abordagem para a comunicação da empresa, que teve como ponto de partida os mapeamentos: cortes tipográficos, curvas de nível, scans laser e mapeamentos hidrográficos. O resultado é uma uma imagem gráfica orgânica, com cores apelativas, que representa a identidade da empresa, fazendo lembrar uma impressão digital.
Este novo conceito foi adaptado, não só à identidade corporativa da Geoide, como a apresentações e a um desdobrável, que ganhou vida, também pelos acabamentos: um cortante especial e verniz UV reservado, revelam pormenores e imprimem exclusividade e personalidade ao suporte.
Para breve, prevê-se a adaptação da imagem a uma brochura de luxo, com acabamentos ainda mais especiais!


Como é que se constrói uma identidade

Como é que se constrói uma identidade
A construção da identidade de uma marca vencedora nunca tem uma fórmula única e mágica, mas sim alguns pressupostos a ter em conta, para que transmita a mensagem correta e estabeleça uma relação emocional com o consumidor. Questões como coerência e harmonia são as bases fundamentais, em conjunto com o estudo do enquadramento, dos produtos/serviços, do público alvo, do posicionamento, dos valores a transmitir…
No caso da Gwiker, para além de se pretender evidenciar o conceito natural e saudável dos produtos, também era essencial transmitir um caráter jovem, moderno e dinâmico, e comunicar de forma acessível e muito apelativa.
O resultado foi uma identidade enquadrada na área de negócio, com uma expressão gulosa e orgânica, entre cores terrenas e explosões de vida que transbordam natureza. Um logo muito friendly, que gera empatia ao primeiro instante, complementado por um monograma que visa abarcar toda a essência da identidade, como elemento de identificação que encerra em si o ADN da marca. Tudo “embrulhado” num ambiente gráfico leve e fresco, que abraça os produtos num registo natural e de qualidade.

Patrícia Francisco
Designer


Gwiker, frutas e legumes desidratados

Gwiker, frutas e legumes desidratados
Quando o projeto Gwiker chegou até nós, tinha tudo para dar certo e só lhe faltava identidade.
Depois de muita pesquisa, surgiu o nome Gwiker - Earthfood, uma abordagem friendly, simpática, divertida e comercial.
Uma vez criado o naming, foi altura de criarmos toda a identidade gráfica.
Adaptámos a imagem à identidade institucional e ao packaging!
Alimentos naturais, sem aditivos, sem corantes, sem conservantes e desidratados. É provar e repetir!


Criatividade da sistema4 distinguida no “Packaging of the World”

Criatividade da sistema4 distinguida no “Packaging of the World”
A sistema4 tem visto alguns dos seus trabalhos, na área do packaging, distinguidos pelo website internacional www.packagingoftheworld.com, um website 100% dedicado a embalagens de todo o mundo, que se diferenciam pelo seu design ou pela eficácia da comunicação.
Derovo, Saint-Gobain Weber, Balbino&Faustino e Frutorra são os clientes que também ficaram a ganhar com a criatividade da sistema4.

Entre os diversos trabalhos, destaca-se a originalidade da “Archisketch Box”, desenvolvida para a Balbino&Faustino. Uma caixa kit, de madeira, direcionada aos arquitetos, que inclui um notebook da Moleskine e um lápis Soft Carbon, da Viarco.
Também as embalagens Frutorra Snacks, de amendoins, pistácios, cajus e milho frito foram alvo de um louvor, desta vez, pela criatividade da comunicação. Embalagens que primam pelo discurso leve e engraçado, com frases feitas e trocadilhos que pretendem abrir sorrisos.

Mais trabalhos de packaging em www.sistema4.pt.