Se não consegue visualizar esta newsletter correctamente, clique aqui.

 
 

Sistema4

25 Anos Sistema4
            SETEMBRO'17 . NÚMERO 102 RS sistema4
sombra
“Somos uma região única! Temos que saber aproveitar as nossas vantagens!” Alcina Costa
 

Alcina Costa - Secretária Executiva da ADAE e CIMRL

A ADAE, Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, tem como objetivo a implementação de novas formas de intervenção local, com incidência no mundo rural, contribuindo para o bem-estar das populações.
A CIMRL, Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, é uma Associação de direito públi-co, sem fins lucrativos, cuja atuação visa o desenvolvimento integrado e sustentável de proje-tos e atividades de interesse comum aos municípios, contribuindo para a competitividade, coesão e economia de escala das intervenções do território.

 
 
 
 

Atualmente, qual o principal âmbito do trabalho da ADAE, entre as diversas áreas onde atua?
A ADAE desenvolve a sua atividade na área do Desenvolvimento Local, com especial enfoque na Gestão de Fundos e Programas.

 

Quais as principais dificuldades com que a ADAE se depara, tendo em conta a especificidade da nossa Região?
As principais dificuldades prendem-se precisamente com a diversidade da intervenção e com a necessidade de uma diversidade imensa de conhecimentos e especialização em imensas áreas de atuação, tendo em conta a exigência no produto final do trabalho desenvolvido. A ADAE é constituída por parcerias em que predomina a sociedade civil, sendo uma entidade dinâmica, que vai reinventando as suas formas de atuação, para corresponder às necessidades de um territórios em transformação. Este posicionamento tem permitido à ADAE desenvolver um trabalho de dinamização do espírito empreendedor, apoiando tecnicamente os promotores e os seus projetos, criando redes de partilha e de cooperação, numa perspetiva de trabalho em rede com outros parceiros nacionais e transnacionais. As maiores dificuldades surgem, por norma, com os processos de transição para os novos períodos de programação de fundos comunitários. Nestas alturas, são frequentemente colocados em risco o trabalho de desenvolvimento rural que as ADL têm realizado com sucesso, a par do facto de não existir um estatuto dos Agentes de Desenvolvimento Local.

 

Qual tem sido a evolução na procura de apoio para a elaboração de candidaturas a programas nacionais e comunitários? Sente-se um aumento do investimento no mundo rural?
Tem-se verificado um aumento gradual, decorrente do surgimento do novo quadro Comunitário de Apoio – O Portugal 2020.

 

A descentralização administrativa e económica é um dos grandes objetivos da ADAE. Mais de 20 anos depois da criação da ADAE, essa descentralização é uma realidade ou ainda está em fase de implementação?
A descentralização administrativa e económica tem sofrido avanços e recuos, no que se refere à autonomia na gestão de fundos e programas propriamente ditos. No entanto, apesar de uma ligeira evolução recente, muito há ainda a fazer.

 

Com a extinção do Turismo Leiria-Fátima, a CIMRL como que assumiu naturalmente a responsabilidade pela promoção turística da Região de Leiria. É fácil promover uma região tão rica e variada no que respeita a atrações turísticas? Quais as principais dificuldades?
É sobretudo muito complexo! Mas também muito desafiante, dada a grande riqueza e manancial de diversidade único no país. Somos uma região única! Temos que saber aproveitar as nossas vantagens! ASSIM SENDO, ESTE É MAIS UM DESAFIO E NÓS “VIVEMOS” PARA SUPERAR DESAFIOS!

 

Este ano, na BTL, a estratégia da CIMRL passou por ter uma presença própria, independente do espaço do Turismo do Centro. Foi uma opção acertada?
Esta participação foi uma forma de afirmação de uma região tão rica e diversificada e que tanto tem para oferecer! Com uma mais ampla presença/participação, consegue-se uma maior difusão da região, já que a CIMRL participou de forma individual com um Stand próprio, mas também participou de forma conjunta com a Turismo do Centro no pavilhão Institucional.

 

Conhecendo a orgânica de funcionamento de entidades, como a ADAE ou a CIMRL, com equipas tão curtas e tendo de obedecer a esquemas rotativos de liderança, não só no plano municipal, mas também dos ciclos eleitorais, qual o segredo para o sucesso do trabalho desenvolvido?
Um bom ambiente no local de trabalho, uma equipa muito profissional, motivada e FELIZ!!!!

 

Na sua opinião, qual a importância da comunicação online para a promoção turística da nossa região?
É um veículo fundamental, e admito que muito temos ainda a trabalhar neste contexto. Já o vamos fazendo, mas temos ainda que trabalhar mais e melhor a comunicação on-line, para que a informação chegue mais “longe”.

 

Em que medida a sistema4 contribuiu para uma melhoria da imagem de ambas as instituições, ADAE e CIMRL?
Tem sido um importante Apoio/um Guia de orientação! A sistema4 tem estado sempre “presente” nos momentos chave da renovação da imagem da ADAE e sempre com motivos de grande orgulho!

 

Qual a mensagem que deixa à sistema4, neste 25º aniversário?
Que continue com o rigor, profissionalismo, sentido estético e humanismo com que sempre nos habituaram. Que venham, pelo menos, mais vinte e cinco.

 
 

sistema4@sistema4.pt T 244 848 360 |  Praceta Joaquim Dias Ramadas,33 | 2410-115 Leiria - Portugal

 
FB